sábado, 14 de março de 2009

Indignados Sim!!! Amargurados Jamais!!! Final - Por Eduardo Moura

A INDIGNAÇÃO

Indignação – cólera e desprezo que uma ofensa ou ação injusta provocam. A indignação é PRÓ-ATIVA. Te leva a fazer o bem. A buscar uma saída positiva.

A vida de José é um exemplo de indignação pró-ativa.

Foi vendido por seus irmãos, comprado e levado a viver como escravo, foi acusado de abuso sexual injustamente, passou anos na prisão, foi esquecido quando deveria ser lembrado, mas não abaixou sua cabeça e nem fez do restante de sua vida um mundo de lamúrias nem uma tragédia. E olha que motivos não faltava!! Mas preferiu permanecer fiel. Foi honrado por Deus, elevado ao posto de segundo homem mais importante no Egito. Que exemplo a ser seguido!!!



O Apedrejamento de Paulo em Listra

Enviado por Deus para pregar àquela cidade, foi acusado de ser agitador, apedrejado e posto fora dos muros da cidade e dado como morto. O que ele fez? Recuperou-se e retornou novamente à cidade para cumprir o propósito de Deus!! O que você faz quando alguém te persegue? Prefere sumir, pede a Deus que te livre, que “faça justiça” ?

Diferenças entre a amargura e a indignação:

AMARGURA

· Faz perder o que você conquistou
· Te torna juiz
· Te afasta de quem te ama
· Te faz agir no contra-senso
· Te leva à loucura
· Te afasta de Deus

INDIGNAÇÃO

· Conquista o que aparentemente esta perdido
· Te ensina a ouvir
· Te aproxima de quem te ama
· Te faz agir no bom senso
· Te leva ao equilíbrio
· Te aproxima de Deus

O que você quer ser? Um amargurado ou um indignado?

A característica mais marcante de um amargurado é que ele NÃO CONSEGUE OUVIR A VOZ DE DEUS. Ele só olha os seus interesses, para dentro de si, busca culpados e foge do confronto. Mas o indignado não!!! Ele busca a vontade de Deus, está sempre avaliando os seus caminhos, vai para o confronto pois mais importante do que “estar bem” é que a vontade de Deus seja cumprida!!!

Dt. 30.19 “os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente, amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz....”

Um comentário: