terça-feira, 10 de março de 2009

Indignados Sim!!! Amargurados Jamais!!! Continuação - Por Eduardo Moura


2 - Cuidado!!! A amargura te torna um juiz e te afasta de quem te ama;

Absalão – Terceiro filho de Davi, em II Sm 13.23, mata Amnon seu irmão, por causa de Tamar, sua irmã em virtude de uma relação incestuosa. Porém, este não foi um fato isolado, algumas de suas atitudes foram tomadas por causa da omissão de Davi seu pai. Ameaçou seu próprio pai e foi morto por Joabe no capítulo 18 de II Sm. Note-se que em momento algum Absalão busca o diálogo, seu desejo era ser um justiceiro, mas não podemos esquecer que a vingança pertence ao Senhor...

3 - Examine-se!!! A amargura te faz buscar culpados;

Este para mim é um dos exemplos mais impactantes. O amargurado nunca olha para dentro de si, mas procura as falhas dos outros. Noemi, uma serva de Deus, culpou o próprio Deus pela situação que estava vivendo. Sua família deixou sua terra natal, casada com Elimeleque, possuía 2 filhos, Malom e Quiliom. Seu marido sai de Belém (casa do pão) e vai para Moabe(lugar de maldição. Mais tarde, seu marido e seus filhos falecem, uma de suas noras a abandona e passa a viver de favores (catava as sobras). Deseja ser chamada de Mara, que quer dizer amarga em Rt 1.20. Noemi coloca em Deus a culpa por sua situação no v 13. “o Senhor descarregou contra mim a sua mão”. v. 21 “cheia parti...vazia o Senhor me fez tornar...”

4 - Os amargurados não enfrentam os inimigos de dentro, só vêem os de fora.

O maior problema de Noemi não foi culpar a Deus, mas de não perceber que tudo o que estava vivendo era conseqüência de algumas decisões erradas que foram tomadas. Eis o nosso maior desafio!!! Perceber o nosso erro. Como isso é difícil! É mais fácil procurar erro nos outros, culparmos pessoas, do que olharmos para dentro de nós!!!!

De quê se queixa o homem? Senão de seus próprios pecados diz Jeremias.
Examine-se pois o homem a si mesmo, diz Paulo em Coríntios.


5 - Abra o olho!!! Os amargurados se procuram;

Os Fariseus e Judas – Amargurados pela repercussão da pregação de Jesus e Judas amargurado pela repreensão recebida em João 12 (Maria unge com ungüento os pés de Jesus), tramam a prisão de Cristo e o prendem por 30 moedas de prata.

2 comentários:

  1. Texto muito edificante!!!
    Tânia!!!

    ResponderExcluir
  2. Pastor...
    Estou sendo tremendamente edificada pelos textos...
    Renata - Nova Iguaçu

    ResponderExcluir