terça-feira, 2 de junho de 2009

APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES - Por Eduardo Moura

APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES

Muitas pessoas justificam as dificuldades enfrentadas diariamente com a alegação de que não tiveram oportunidades na vida. Porém, o que tenho identificado ao conversar com pessoas é que embora façam tais alegações, a grande realidade é que a oportunidade, na grande maioria das vezes bateu à porta porém, não foram reconhecidas ou não foram aprovitadas.

Mas o que é a oportunidade? Podemos definir como algo que vem a tempo ou a propósito.
O grande desafio da oportunidade não é só perceber o momento em que ela acontece, mas também estar preparado para aproveitá-la e esse é o nosso grande desafio. Além do que, tudo que acontece em nossa vida há uma finalidade, um propósito, por isso, quer seja bom o ruim o momento que vivemos, é também uma grande oportunidade para reavaliarmos os nossos conceitos, pré-conceitos e nossos valores. Não há como falar neste tema sem se lembrar de um homem chamado ZAQUEU em Lucas 19.1 e seguintes:

V.1 – E entrando Jesus em Jericó, ia passando.
V.2 - E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. V.3 - E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. V.4 - E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali. v.5 - E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.

Abaixo, transcrevo algumas evidëncias que Zaqueu foi um grande “oportunista” no melhor sentido da palavra.

Era a última vez que Jesus passaria em Jericó e provavelmente essa seria a última “oportunidade”de Zaqueu ver Jesus. Zaqueu desejava em seu coração ver quem era Jesus, mas haviam algumas situações que o impediam: havia uma multidão O seguindo e porque era também de pequena estatura.

Porém, vejo aqui claramente, pelo menos 3 adversidades enfrentadas por Zaqueu para aproveitar a oportunidade:
1 – Haviam muitas pessoas ao redor de Jesus e ele não poderia se aproximar d’Ele;
2 – Certamente, por sua posição de coletor de impostos, dificilmente as pessoas deixariam ele se aproximar, pois não era bem-vindo entre a população;
3 – Sua estatura não lhe ajudava.

Como você reage diante das adversidades que surgem diante de você?

Certamente, além de olhar Jesus e vê-Lo passar, imagino que esperaria o exato momento em que Ele passasse no ponto em que estava para chama-Lo, grita-Lo ou de alguma forma, atrair Sua atenção.

Este homem deixa evidenciar uma característica incrível, a de correr riscos. Tentou se aproximar, sem sucesso, porém não desistiu e usando de estratégia sobe a uma figueira. A vida é assim, temos que correr riscos, seja no trabalho, quando surge uma oportunidade para mudar, seja num negócio que precisamos fechar, seja na vida sentimental e também na igreja. Muitas pessoas teem medo de mudanças principalmente por pensar o que os outros vão achar. Imagine se Zaqueu fosse dar ouvidos aos seus opositores, aos embarreiradores, às notícias contrárias... É assim que devemos fazer, não ter medo! Arriscar, aproveitar o momento, pois algo que passa não volta mais.

Costumo dizer que a OPORTUNIDADE é uma caricatura do Elvis Presley (sua marca era o Topete) vindo de frende com o Cojack (sua marca era a Careca) indo de costas, se ela vier ao seu encontro, pegue-a pelo topete, pois depois que ela passar você não vai conseguir pegar mais. Se Zaqueu se intimidasse ante as dificuldades e oposições que se levantaram, ele não conheceria, não ouviria, não levaria Jesus para sua casa e não comeria com Ele.

Saiba de duas coisas:
  • As pessoas hoje não querem ter o que você tem. Querem é que você não tenha!
  • As pessoas não querem ser como você é. Não querem é que você seja algo!
Então, quando as barreiras surgirem diante das suas oportunidades, não pense em recuar ou desistir! Se ponha acima delas! Persevere! Pois a perseverança é a arma dos vencedores.

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais” Jr. 29.11

Acerca da revisão dos valores que a oportunidade deu a Zaqueu ao conhecer Jesus, cito que ele desejou doar aos pobres metade de seus bens e restituir pessoas a quem ele não sabia se tinha defraudado, ficando evidente aqui uma lei bíblica de que é melhor dar, do que receber!! "Deus não vai multiplicar em muito o pouco que você não pode compartilhar."

Não só aproveite as oportunidades que você recebe, mas dê também aos outros a oportunidade!

Graça e Paz!

Um comentário:

  1. Palavras tremendas de reflexão para nossas vidas! Existem momentos que precisamos tomar decisões imediatas, para não perdermos a opotunidade que nos é dada. Por isso, precisamos estar sempre pautados na palavra de Deus para não perdermos as oportunidades que Ele nos dá e para que façamos a escolha certa.

    ResponderExcluir