segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Porquê a Escola Dominical é tão importante? Por Eduardo Moura

Iniciada em 1780, pelos metodistas na Inglaterra, por Robert Raikes, seu objetivo inicial era introduzir um processo de Educação Cristã, àquelas crianças que não freqüentavam a escola. Já em 1788, a Escola Dominical contava com 250 mil alunos matriculados.

Aqui no Brasil, podemos afirmar que a primeira Escola Dominical dirigida em português, foi organizada no dia 01 de maio de 1836, através do Reverendo Spaulding. Já em 22 de abril de 1860, começou uma classe de Escola Dominical no Rio de Janeiro.

Note-se que estamos falando de uma instituição bicentenária!! Não há como negar que até os dias de hoje, a EBD tem se tornado um ponto fundamental para o crescimento e desenvolvimento das igrejas. Nos arriscaríamos a dizer que uma igreja sadia é uma igreja que mantém viva a Escola Bíblica.

Porque a escola dominical é tão importante? “Ensinar é aprender e aprender também é uma forma de ensinar.” O grande problema que os cristãos teem enfrentado no presente tempo é a falta de conhecimento, cristãos que não possuem condições de defender a fé que praticam; cristãos que andam errantes e frustrados acerca do conhecimento de Deus e de sua palavra. Como dizem as escrituras: “o meu povo se perde pela falta de conhecimento.” Manter a escola dominical viva, é manter a chama do conhecimento viva. É na EBD que ocorre o ensinamento, evitam-se os erros “errais por não conhecer as escrituras...”, a troca de experiências, a troca de conhecimento, o discipulado, o crescimento e o desenvolvimento dos ministérios. É nela também que desenvolve-se a unidade da igreja, e uma igreja com conhecimento, consciente de sua tarefa e unida, não tem como não avançar.

Afirmamos, com grande propriedade hoje, que àquelas pessoas que se dedicaram e se dedicam à escola dominical, possuem uma vida cristã sólida, um fundamento firme e que não se deixa levar por quaisquer circunstâncias ou problemas e também não se deixa corromper por qualquer vento de doutrina.

Então, nos surgem três indagações: 1) Qual é o nosso desafio no presente tempo? 2) Onde eu e você entramos nessa história? 3)Qual é a nossa parcela de contribuição? Bem, respondendo a cada uma delas de forma bem suscinta, elencamos abaixo breves respostas:

Manter viva a EBD, tratando de assuntos atuais, porém, sem deixar a essência da missão da igreja que é: ir, pregar, batizar e fazer discípulos; aliás, se instruirmos os nossos filhos acerca da necessidade do aprendizado na escola bíblica, teremos, no futuro, cristãos de qualidade, pois na verdade, a nossa igreja será no futuro o que é a nossa EBD hoje.

Eu e você temos o privilégio de desfrutar e adquirir todo o conhecimento disponibilizado nesta ferramenta tão importante da igreja. Levar nossos filhos e netos, fará com que eles, no futuro estejam seguros quanto à sua fé (“ensina o menino no caminho que se deve andar, pois ao crescer não se desviará dele.”), pois não são só as experiências com Deus que são importantes, o conhecimento que adquirimos d’Ele e sobre Ele também é fundamental.

Contribuir não só com a nossa freqüência, mas também com o incentivo aos nossos irmãos, as sugestões de assuntos nas classes, a disposição de ter um coração ensinável (“ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim.”), são fatores fundamentais que contribuem para o sucesso de uma boa escola dominical.

Então, o que você está esperando? Seja também um aluno da EBD!!! Em nossa igreja temos várias classes em funcionamento, tais como: Crianças, jovens, mulheres, homens e casais e podes ter a certeza de que uma delas não só tem uma vaga para você, mas também aguarda ansiosamente a sua presença!!!

Que Deus nos ajude!!